sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Crítica: Harry Potter e as relíquias da morte - Parte 2

**SPOILER**
Comecei a acompanhar Harry Potter a partir do quarto ano ( na época tinha 9 anos ) desde então virei fã de carteirinha da série. Vi todos os outros filmes no cinema, comprei todos os livros e DVD's e vários artigos de colecionador.
  Alguns podem não gostar da saga ( não sei como ) mas todos devem concordar que Harry Potter marcou a história do cinema, afinal foram 8 filmes. Harry Potter encantou a todos com seu mundo fantástico e mostrou de uma maneira jamais vista um mundo bruxo que antigamente era visto como folclore e lenda urbana. Mesmo assim acho que o que mais marcou foram os personagens da saga. Rowling os criou muito bem e deu histórias muito emocionantes para os principais. Yates e os outros diretores da saga também acertaram cheio na escolha dos papéis ( Não consigo imaginar outra pessoa para interpretar Bellatrix do que Helena Bonham Carter )
  Ainda não sei se a estratégia de dividir o filme em duas partes funcionou muito bem, pois muitos falaram que  a primeira parte foi muito parada e a segunda foi corrida demais, porém acho que se fosse apenas um filme, não daria para passar toda a emoção do livro. E acho que nem com duas partes isso foi possível. Irei começar falando dos erros, pois são poucos.
  Acho que o que mais faltou nos dois últimos filmes foi a emoção. Pessoas que acompanham a série apenas pelos filmes e que nunca leram algum livro não irão entender isso, mas o modo que tudo acontece nos livros é muito mais emocionante que nos filmes. Os filmes da saga foram feitos para quem já leu os livros. 
  O maior exemplo disso é a morte de Severo Snape pela cobra Nagini. A forma que tudo acontece no livro é muito mais poética. O capítulo "A História do Príncipe" conta esta parte e acho que merecia muito mais destaque pois Snape é um dos personagens mais queridos da trama. No livro mostra toda a história do professor. Conta que ele era apaixonado por Lílian e que Tiago o implicava na escola. Harry também descobre que toda a implicância de Snape com ele era combinada, assim como a morte do diretor Alvo Dumbledore. Outra coisa afetada com esse defeito foi a cena da morte de Bellatrix. Apesar de que quando eu fui no cinema assistir foi a cena mais aplaudida pelo público. No livro a cena se baseia em um tenso duelo entre Molly Weasley e Bellatrix Lestrange, onde no final Molly solta a frase: "Not my daughter, bitch!" (Minha filha não, vadia!). Já no filme, tudo se resume na última frase. Achei um pouco sem sentido já que Bellatrix era uma das bruxas mais poderosas do mundo bruxo e braço direito de Voldemort.
  Os efeitos especiais, na minha opinião, estão ótimos e todos devem concordar que melhorou muito desde o primeiro voo de vassoura de Harry em "A Pedra filosofal". Se o filme não contasse com isto seria, provavelmente, um lixo, pois a batalha de Hogwarts é basicamente estátuas gigantes e dementadores brigando com dragões e acromântulas. Pórem, ainda acho que não vale ver filmes como esse em 3D. Poupem seu dinheiro! Filmes como Avatar merecem ser vistos na nova tecnologia, mas agora virou moda e todos os filmes possuem o recurso, o que não adianta muito pois as grandes indústrias cinematpgráficas visam apenas lucros e o 3D sai um lixo!
  Na última parte da história é claramente visto retorno de muitos personagens ( mesmo que seja uma simples aparição ) como Horácio Slughorn correndo para se salvar. Além do retorno, houve o ápice de muitos outros, como Minerva McGonagall que havia sido esquecida retorna com força total, assumindo um papel autoritário, já que Dumbledore e Snape morreram. Outro que volta com tudo é Draco Malfoy. No primeiro filme todos acharam que ele fosse o maior vilão da série, depois ele desapareceu e voltou no quinto ano com a Brigada Inquisitorial, depois só volta na grande batalha ( e como volta ). Ele tenta defender o diadema perdido de Harry, mas quase morre depois enfrenta seu maior inimigo: Ele mesmo. Atrás dele, Hermione, Rony, Minerva, Gina e todos os que lutaram por Hogwarts. Em sua frente, Voldemort, seus pais e todos os comensais da morte. Todos pensam que ele irá deixar o passado negro de lado mas ele faz a escolha de apoiar Voldemort. 
  Achei Voldemort mais "relax" do que no outros filmes. Nos últimos ele não dá mais gritos de raiva como em A ordem da Fênix. Ele até solta uma risadinha quando Harry morre. Mas isso não afetou nada no vilão e atuação de Ralph Fiennes continuou ótima. Na minha opinião ele é o segundo melhor vilão da história e só perde para o Coringa.
Resumindo, Harry Potter e as relíquias da morte parte 2 vale a pena ser visto por quem é fã e por quem somente viu os outros filmes à toa. É o melhor filme da saga. Mas se você se interessar por conhecer a história melhor, recomendo ler o livro antes de ver o filme. Assistam!
NOTA: 9.5/10.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário